Hoje, recebi o TIC Empresas 2009, pesquisa feita com empresas sobre o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas do Brasil e decidi escrever este post, pensando um pouco em nosso mercado de hospedagem de sites no Brasil.

Analisando o ítem B. – Uso da Internet, encontrei uma informação MUITO interessante e que eu acredito ser bastante valiosa para todos aqueles que atuam no mercado de hospedagem de sites no Brasil. Observe a tabela abaixo:


Fonte: TIC 2009

No Brasil, apenas 51% das empresas possuem website, claro que esses dados pode ter alguma variação que dependem de uma série de fatores.

A região Norte, Centro-Oeste e Nordeste são as regiões com  maior percentual de empresas que NÃO tem website.

O próprio site da CETIC.br, disponibiliza um link com uma tabela de erros estatísticos, para consultá-la clique aqui.

Minhas considerações:

Há muito espaço para crescer no mercado de hospedagem de sites no Brasil, como também o próprio mercado deverá crescer muito neste ano de 2010, acredito que o crescimento aqui no Brasil será mais demorado do que no exterior por causa de vários fatores como: altos custos de infra-estrutura, banda, link, sem contar os impostos brasileiros. Com o Cloud Computing, a tendência é uma redução nos custos, porém, para se adotar essa tecnologia é necessário altos investimentos em infra, tecnologia e profissionais qualificados, o que pode inviabilizar o ROI para a grande maioria das empresas de hosting no Brasil.

Para conseguir espaço neste mercado – e no cenário apresentado na tabela acima – eu apostaria minhas fichas no diferencial, quando digo diferencial, não basta ter apenas um ótimo atendimento, ótimos preços, pós-venda. Eu penso e creio que as empresas precisam ser “sócios” de seus clientes, oferecendo serviços que gerem negócios (money) para seus clientes, mas lembre-se que sociedade é como casamento, existem os bons momentos, mas também existem os maus momentos, as tempestades e as crises.

A cada ano nossos clientes ficam mais maduros e exigentes, e algumas de nossas tecnologias são do século passado, é preciso inovar, buscar gerar valor ao seu negócio antes de tentar gerar valor ao negócio do cliente, essas empresas é que farão diferença no futuro.

Fica minhas dicas, análises, opiniões sobre o mercado de hospedagem de sites no Brasil.



Domingo, Outubro 10, 2010

« Voltar