Panfletos, broches, canetas, canecos… muitas são as formas de publicidade utilizadas há tempos no mundo político – que obviamente se expandem quando há eleições à vista!

Muitas vezes, os marketeiros dos candidatos optam por simplesmente criar hotsites ao invés de sites mais completos e informativos. De uma forma ou de outra, a presença do cidadão será garantida na nuvem. É claro que simplesmente “aparecer” não garante (necessariamente) o voto do eleitor, por isso há um investimento pesado também em redes sociais como Twitter para trabalhar a imagem e fazer um pouco de campanha.

A pergunta é: será que os atuais presidenciáveis se preocupam com sua imagem na web? O Instituto de Pesquisas PHD realizou um estudo completo sobre o uso de meios de comunicação da web em campanhas eleitorais e dentre os resultados concluiu que, para o caso da campanha de presidentes, se os candidatos se importarem com os votos de (principalmente) estudantes universitários, eles devem investir pesado na nuvem. Segundo Matheus Manssur, diretor Comercial do Instituto PHD,

“(…) no estudo qualitativo, pudemos concluir pela expressiva importância da internet como ferramenta de informação. É onde os jovens mais procuram.”

Veja um resumo dos hotsites/blogs e Twitters dos presidenciáveis:

Candidato Site/Blog Twitter
Américo de Souza (PSL) http://www.pslnacional.org.br/ @AmericoPSL
Dilma Rousseff (PT) http://www.dilma13.com.br/ @dilmabr
Ivan Pinheiro (PCB) http://www.pcb.org.br/ @ivanpinheiropcb
José Maria Eymael (PSDC) http://www.psdcbrasil.org.br/ @eymael
José Serra (PSDB) http://www.joseserra.com.br @joseserra_
Levy Fidélix (PRTB) http://www.prtb.org.br/ @levyfidelix
Marina Silva (PV) http://www.minhamarina.org.br/ @silva_marina
Mário de Oliveira (PTdoB) http://www.mariooliveira.com.br/ @mariooliveira70
Oscar Silva (PHS) http://www.oscarsilva2010.com.br/ @oscarsilva31
Plínio Sampaio (Psol) http://pliniopresidente.com/ @pliniodearruda
Rui Pimenta (PCO) http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/

-

Zé Maria (PSTU) http://www.pstu.org.br/ @zemaria_pstu

Como mostrado pelo instituto de pesquisa contratado, é inegável a importância dos meios de comunicação web, e seus impactos nas eleições, bem como a atenção dos candidatos ao impacto de suas campanhas, o que pode ser medido através de pesquisas qualificadas dos institutos estatísticos. Se você trabalha com política, não fique pra trás, visite o Ranking Nacional e invista nessa arma indispensável.



Quarta, Agosto 10, 2011

« Voltar