5 minutos para ter um site na Internet

 
site rapido

Deixe-me contar-lhe uma história. Há alguns anos atrás um familiar meu, que tem um cabeleireiro, pensou em fazer um site e perguntou-me se o poderia ajudar. Na altura eu apenas trabalhava com marketing off-line, a Internet ainda era incipiente e não tinha a mínima ideia do que fazer nem por onde começar. Falei com alguém que conhecia alguém, que me indicou alguém que ‘fazia sites’. Depois da primeira conversa percebi imediatamente que tinha muito para aprender.

A 1ª lição chamou-me a atenção para a importância do nome. Naquele caso foi fácil, pois o nome do cabeleireiro seria o nome do site. Contudo, teria primeiro de verificar se esse nome não estaria já em uso, pois o facto de o ter registado como nome de empresa não impede que alguém o possa registar como Domínio (ou nome) na Internet.

A 2ª lição ensinou-me que teria de ter um espaço onde poder construir o meu site. À semelhança de uma casa ou de um prédio, também na Internet precisamos de um local onde alojar a nossa propriedade. Dependendo das nossas necessidades, ele poderá ser maior ou menor, isto é, ter mais ou menos capacidade de armazenagem para os dados que quisermos a arrumar dentro das quatro paredes do nosso site.

E a 3ª lição provou-me que seria impossível fazer tal site sem a ajuda de um técnico especializado, tal era a complexidade e o nível de conhecimentos exigidos para a tarefa. E o pior era o orçamento, pois o tempo necessário media-se em semanas ou meses, e o preço de um site alcançava vários milhares de Euros (contos, à época).

O que mudou entretanto? Da mesma forma que o ‘pronto-a-vestir’ se tornou normal e recorrer ao alfaiate ou à costureira ficou reservado às ‘ocasiões especiais’, também a necessidade de fazer sites sob medida parece ser hoje mais adequada às grandes empresas, com grandes orçamentos e necessidades muito próprias. 

Rapidez, preço e simplicidade, são as palavras-chave para o actual cliente de um site. Queremos imediata disponibilidade, produtos de acordo com orçamentos contidos e ausência de intermediários na instalação do nosso site. O self-service é hoje uma realidade na Internet, e ter um site colocado na Internet em 5 minutos tornou-se tão fácil como adquirir uma t-shirt no centro comercial mais próximo. Para ver um exemplo de criador de sites pode espreitar a ycorn.com ou, se precisar saber mais, já sabe: jnp@ycorn.com 

João Nuno Patrício

Marketing Director

YCORN.COM

jnp@ycorn.com

 

 



Quarta, Maio 25, 2016

« Voltar