Já encontrou o seu nome na internet?

 
nome internet

Com certeza já se lembrou de o fazer. Colocar o seu nome no Google e ver o que acontece. E é possível que tenha descoberto alguma coisa sobre si que desconhecia estar online e disponível para ‘todo o mundo’. Caso pense que não, lembre-se que pode ser apenas o seu perfil no Google+ ou no Facebook.

Agora repare no seguinte. Tal como um dia o seu nome foi registado na Conservatória do Registo Civil, dando assim entrada no mundo ‘real’, também no mundo virtual poderá vir a registar a sua presença de modo permanente, procedendo ao seu registo através da escolha de um Domínio que lhe corresponda. Qual o interesse? Pode não ser nenhum. Mas se o leitor utiliza o nome como profissional liberal, então já é muito. E se pretende criar uma página pessoal na internet, ou um blog onde lavre as suas ideias e opiniões, então também pode ser uma boa ideia fazê-lo sob um nome escolhido por si.

E se for uma empresa? Nesse caso, registar um nome que lhe confira uma identidade própria é uma ferramenta vital para posicionar a sua presença na internet. Seja num site pessoal ou da sua empresa, saber que o seu cliente, ou qualquer visitante, vai reconhecê-lo imediatamente só pelo nome, é uma vantagem que só um Domínio lhe pode dar.

Vamos, por isso, ver rapidamente os passos a dar para escolher um Domínio e a sua extensão.

Um Domínio é um endereço do tipo www."seunome".com e usa-se para dar o nome ao seu site online. Este será também usado após o símbolo @ nos seus endereços de E-mail.

Comece por verificar se o nome pretendido se encontra disponível. Para tal, basta preencher o campo de pesquisa que se encontra no início de qualquer página que proceda a registos de domínios (encontrará imensas numa breve pesquisa no Google), digitar o nome pretendido e, imediatamente, surgirá a disponibilidade do mesmo.

De seguida, escolha a extensão pretendida. E o que é uma extensão e qual devo escolher? A extensão diz respeito aos últimos caracteres que surgem logo a a seguir ao nome escolhido. A mais utilizada e universal é a extensão ‘.com’. As extensões dizem respeito à entidade que vai registar os seus Domínios e normalmente cada país tem a sua própria extensão. Em Portugal, por exemplo, temos a extensão ‘.pt’.

E pronto, agora já pode registar a sua presença, ou da sua empresa, no mundo digital. E, se desejar saber mais, já sabe: jnp@ycorn.com

João Nuno Patrício

Marketing Director

YCORN.COM

jnp@ycorn.com

 



Quinta, Dezembro 17, 2015

« Voltar